Sou apenas alguém que ainda procura a definição da vida:luto pelos sonhos e por momentos sinto-me ás vezes derrotada, porém consigo erguer a cabeça e seguir em frente.

«Porque as mulheres também sabem…»e eu adoro...

Após um excelente Mundialito, em que a imagem portuguesa foi muito bem representada, continuam as questões no ar… Porquê o tabu, porquê a falta de divulgação, porquê a discriminação, porque não se dá a mão ao futebol feminino em Portugal?!
O futebol feminino em Portugal continua a ser um dos desportos menos divulgados e nem mesmo o seu constante progresso faz com que essa situação mude. Todos os dias vemos/ouvimos notícias na rádio, jornais e televisão sobre todo o tipo de modalidades mas parece que o futebol feminino é o “patinho feio” das modalidades do país e continuamos a colocar de parte as atletas que tanto fazem para que a modalidade cresça. Finalmente, durante este mundialito, a nossa selecção teve o merecido destaque da televisão pública nacional e mostrou ao país o que é que as nossas “meninas” podem fazer para também elas dignificarem as quinas que levam ao peito. A realidade é que estas atletas, que só agora puderam mostrar o seu valor, trabalham diariamente para que esta modalidade cresça, ultrapassando todos os desafios inerentes a uma modalidade não profissionalizada, em que a maioria concilia trabalho com desporto por puro amor à camisola e à modalidade. Muitas delas pagam para poderem fazer aquilo que tanto prazer lhes dá, jogar futebol… Será que isto não merece relevo?

«Futebol Feminino em Portugal»
O futebol feminino em Portugal não é só, obviamente, aquilo que chegou até nós pela RTP2 durante este mundialito. A modalidade, a nível de futebol de 11, divide-se em 2 divisões nacionais e vários campeonatos distritais. A 1ª divisão nacional é constituída por 6 equipas em que só o último desce de divisão. A 2ª divisão tem 3 séries e cada uma delas tem 6 equipas também. As 2 primeiras de cada série disputam entre si um lugar na 1ª divisão, num playoff a 6.
Para além dos campeonatos ainda temos a Taça de Portugal, competição em que podem entrar todos os clubes femininos.
Quem acompanhou o mundialito pode também constatar que na Selecção Nacional não se encontram apenas atletas de futebol de 11 mas também de futsal. No futsal também existem várias equipas femininas espalhadas por todo o país em vários campeonatos distritais.
«Falta dos “grandes” dificulta?»
Não se pode dizer que não existem grandes equipas no futebol feminino pois seria um erro enorme. Temos o exemplo do 1º de Dezembro, entre outros, que tem representado com muita dignidade as equipas portuguesas nas competições europeias. Mas será que se um dos “grandes” do masculino criasse equipa feminina a modalidade teria mais relevo? Isso é uma pergunta que muitas vezes se faz mas para a qual é muito difícil arranjar resposta. Benfica, Porto e Sporting seriam sem dúvidas nomes de relevo na modalidade mas não parece que isso possa acontecer num futuro próximo (nota: o Benfica tem futsal feminino e é das equipas mais bem sucedidas no país). Ao contrário de outros países, como Inglaterra (ex: Arsenal) em que o futebol feminino tem algum lugar de destaque, Portugal ainda precisa de mudar de mentalidade antes de pensar em evoluir.
...
By: Diogo Pacheco

Se quiserem ler a reportagem na integra é só consultar www.olheiro.net

Um comentário:

segredo disse...

Minha querida,achas que os homens nos queriam a retirar lhes mais uma "proeza" masculina????
Beijinho